domingo, 3 de janeiro de 2010

Audaces fortuna iuvat

Eu adoro frases. Acredito que as frases de efeito fazem a gente desencadear inúmeras linhas de raciocínio interessantes.

Essa frase eu vi em um filme que nunca imaginava que poderia ter alguma coisa desse tipo. Foi falada por um ator que eu nem conheço que interpretava um típico loser americano em Férias Frustradas de Verão, enquanto jogava em um fliperama no parque de diversões que trabalhava. Ele tinha acabado de derrotar os inimigos do jogo.

A sorte favorece os corajosos. Janeiro é um mês que normalmente temos mais vontade de acordar de manhã e começar um dia. Ao menos pra mim, um ano que começa me dá a impressão de renovação, é como se eu pudesse mudar o que eu quisesse na minha vida que com certeza iria dar certo. Devemos aproveitar esses momentos de pequenas esperanças para começar a mexer nossos pauzinhos. A vida é longa para perder tempo se lamentando pelo que não deu certo e curta demais para ficarmos parados, sem realizármos nossos sonhos.

A definição de "coragem" é enconrada assim no dicionário Aurélio da língua portuguesa: Firmeza; energia diante do perigo; audácia; ousadia.

Ser corajoso é se ter, ou procurar no nosso interior energia para mudar o que nos ameaça. Essa ameaça pode ser concreta ou apenas emocional. Em alguns momentos, o maior inimigo que temos somos nós mesmos. Nós temos a maior força sobre nosso próprio ser. Ficar se boicotando é a pior coisa que podemos fazer. Então não pense que quando ficamos tristes com alguém, foi a pessoa que nos fez algum mal. Ok, ela pode até ter feito algo não muito agradável, porém, fomos nós que escolhemos ficar tristes pelo o que ela fez. É muito difícil desvencilhar todos esses sentimentos que temos quando sofremos a ação do outro, mas tudo vem com a prática. Se não começarmos a praticar, nunca vamos conseguir fazer a diferença. Ser corajoso é ser audacioso nos planos, é pensar grande, é não se subestimar, é ser firme nos propósitos, convicções, é ser determinado.

Falar de sorte é meio complicado. Eu acredito que fazemos a nossa própria sorte. Acredito que a sorte vem com a consequência de atos praticados por nós. No dicionário sorte se define assim: Destino, risco; felicidade.

Repare bem que sorte é risco. Ou seja, sentado no sofá na segurança do seu lar você não encontrará a sorte. Sorte é arriscar. É mudar de paradigma, de mirante, de modo de fazer as coisas. Sorte é destino. É futuro. Sorte é felicidade!

Juntando todas as peças: A sorte favorece os corajosos. A felicidade favorece os audaciosos. O Destino favorece os ousados.

Pense nisso. Cair faz parte do jogo. Se levantar também.
Eu te desafio.

Um comentário:

Sandro Ataliba disse...

Que isso, irmã. Que texto é esse. Orgulho é pouco! :D